Paixão, Qualidade e Café: A Jornada da Buena Ruta Cafés Especiais

Edição - Nast Girls

Edição - Nast Girls

O universo dos cafés especiais é um mundo à parte, onde a paixão pelo café encontra a busca incessante pela qualidade. Nesse cenário de aromas intensos e sabores únicos, Dartagnan Baggio, fundador da Buena Ruta Cafés Especiais, vem compartilhar conosco seu conhecimento sobre esse universo.

Sua jornada nesse mundo mágico do café começou com uma viagem de moto pela América do Sul. Hoje, com quase cinco anos de história, a Buena Ruta é muito mais do que uma marca de café, é uma família unida por uma paixão em comum: o amor pelo café especial.

Nesta entrevista, Darta nos conta como sua jornada no mercado de cafés especiais começou, os desafios que enfrenta no setor, os critérios para escolha dos grãos e os diferenciais da Buena Ruta em relação aos cafés tradicionais. Ele também compartilha sua visão sobre o mercado de cafés especiais no Brasil e os planos futuros da marca.

Além disso, Dartagnan nos presenteia com dicas valiosas sobre como apreciar um café especial e nos conta algumas histórias curiosas relacionadas a essa bebida singular.

Dartagnan Baggio

Então, prepare sua xícara de café especial, pois você está prestes a mergulhar no mundo apaixonante do café com Dartagnan Baggio, o homem por trás da Buena Ruta Cafés Especiais.

Buena Ruta Cafés Especiais – Entrevista Dartagnan Baggio

NG: O que o motivou a entrar no ramo dos cafés especiais?
Darta: Em 2015, fizemos uma viagem de moto, de Curitiba para a Argentina, e nessa viagem paramos em muitos locais, postos de gasolina e em alguns cafés. Provamos diferentes cafés, dos mais diferentes tipos, com os mais variados perfis de torra e frescor. Nesta viagem, ficou clara a importância de aproveitarmos os vários e “pequenos grandes momentos” da vida, dentre eles: O momento sublime de saborearmos um bom café, seja antes de partirmos, seja na beira da estrada ou na chegada ao local de destino.

Junto a uma boa xícara de café, fomos acompanhados de boas histórias, bons momentos, alegrias e experiências únicas. Brindar todo este sentimento, com um café puro, de qualidade, selecionado, colhido com amor, torrado com paixão e transformado no verdadeiro “Elixir Preto”, fez toda a mágica acontecer. Neste momento foi “plantada a semente” que em 2019, em uma conversa despretensiosa com meus primos Denis Neddef e Luana Neddef, daria os primeiros frutos e se transformaria na: Buena Ruta Cafés Especiais.

NG: Como foi o início da sua jornada como empreendedor no mercado de cafés especiais?
Darta: Bom, acredito que ainda estamos no início, talvez com alguns passos na frente somente. A Buena Ruta fará 5 anos em 2024 e ao longo destes anos, muita dificuldade foi enfrentada. Algumas superadas e algumas a serem superadas.

Compreender a logística e tudo que envolve os processos dos cafés especiais, demanda estudo, tempo e muito mais do que isso, necessita de amor e dedicação. Por mais que o produto de interesse seja o café especial, todos os processos envolvem pessoas. A complexidade da cadeia produtiva, os agentes transformadores, desde os cafeicultores, os agricultores, os baristas, os mestres de torra, os donos de cafeterias, os “coffee-lovers’ e todos os apaixonados pelo café, formam uma ciência que envolve paixão, respeito e conhecimento. Exige vivência e isso não está nos livros ou em cursos rápidos.

NG: Fale um pouco sobre o processo de seleção e torrefação dos cafés da marca Buena Ruta. Quais são os critérios para escolha dos grãos?
Darta: O processo de seleção dos cafés especiais, começa nos lotes de plantio, passa pela colheita/seleção manual, onde somente os frutos (sim, o café uma fruta…rsrs) com maturidade uniforme (cereja) sejam colhidos, finalizando o processo na pós-colheita (processamento e armazenamento do café).

Todos os cafés que trabalhamos são 100% da espécie “coffea arábica”, conhecido popularmente como: Tipo Arábica. Esta espécie de café tem a sua origem na Etiópia e é cultivada em grande parte do mundo. Os cafés do tipo Arábica, necessitam de cuidados mais rigorosos, são mais finos e requintados, possuindo também, maiores teores de açúcar.

É na torrefação dos cafés especiais da Buena Ruta, que conseguimos trazer em forma de sabor, todo o resultado dos esforços de plantio, seleção, cuidado, colheita e pós-colheita do café. É exatamente neste momento que temos a oportunidade de usufruir de todas as características do “terroir” do café, transformando-o em uma bebida única, levando os nossos clientes a uma verdadeira e surpreendente viagem repleta de sabores, aromas e sensações.

Para que isso ocorra e visando alcançarmos o melhor equilíbrio das características do grão de café, realizamos as torras no perfil de torra média (Agtron 55 a 65), buscando a melhor harmonia entre corpo, dulçor, sabor e acidez.

“O nosso objetivo desde o início da criação da Buena Ruta, foi proporcionar aos amigos, clientes e admiradores de um produto diferenciado e de qualidade, uma experiência única, que os leve a uma verdadeira viagem sensorial.”

NG: O universo do café especial é vasto e envolve diversas regiões produtoras. Quais países ou regiões mais se destacam?
Darta: Em termos de produção de café, o Brasil segue como o maior produtor de cafés do mundo. No entanto, a produção e o consumo de uma bebida superior, classificada e diferenciada aqui no Brasil, só aconteceria a partir da década de 90, com o surgimento da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) e concursos e competições próprios, voltados à construção de um padrão de qualidade para a definição e identificação dos cafés especiais.

No Brasil, quanto às regiões que mais se destacam, é impossível não falarmos de Minas Gerais e seus excelentes cafés, sempre marcando presença na lista de melhores cafés especiais do ano. Juntamente com as regiões produtoras de Minas Gerais, temos destaque também para regiões na Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.

Quando falamos de cafés especiais de outros países, podemos destacar regiões na Índia, Panamá, Indonésia, Colômbia e Etiópia.

NG: Quais são os diferenciais da marca Buena Ruta em relação aos cafés tradicionais encontrados no mercado?
Darta: A Buena Ruta Cafés Especiais só trabalha com cafés especiais produzidos no Brasil, 100% arábica, cafeinado e sem aromatizantes. É o café da forma como tem de ser: Com cafeína e com sabor de café. Nossas vendas são realizadas apenas sob demanda, com pedidos realizados semanalmente. Desta forma conseguimos realizar a torrefação dos cafés, embalar e entregar, no menor tempo possível, garantindo o maior frescor do café e levando até a mesa dos nossos clientes e amigos, uma verdadeira experiência sensorial. O sabor e o aroma do café fresco, recém torrado, é realmente uma viagem repleta de novas sensações.

A Buena Ruta não tem em seu portfólio cafés em cápsulas e tampouco cafés “drip coffee”. Por mais que estas opções tragam maior conforto e praticidade na hora de preparar o cafezinho diário, elas escondem duas características essenciais para nós: O frescor e o conteúdo.

A nossa prioridade é entregar aos nossos clientes, o diferencial: O café especial Buena Ruta. No momento em que um pacote de café especial da Buena Ruta é aberto, os grãos frescos recém torrados, estão lá. O aroma, o sabor e toda a magia que envolve os processos do café especial, até chegar em suas mãos, também estão lá. Podem ser vistos e sentidos.

Instagram @buena_ruta_cafes

Nossas embalagens são pensadas e desenvolvidas para que a conservação do café seja a melhor possível, evitando prejuízos como a oxidação e perdas das características sensoriais (aparência, aroma, consistência e sabor). Além da válvula de desgaseificação, a segurança e a praticidade de uso, oferecidas pelas nossas embalagens, evitam a necessidade da troca de recipiente para o armazenamento em casa.

E por falar em armazenamento, uma dica: Não guardem o café na geladeira. 🙂

NG: Como você define a experiência do cliente ao degustar um café especial da Buena Ruta? Quais sensações e sabores você busca proporcionar?
Darta: É curioso e ao mesmo tempo muito gratificante receber os mais diversos “feedbacks” quanto a primeira sensação dos nossos clientes, ao provarem o nosso “elixir preto”.

Muitos comentam que nunca haviam sentido o sabor do café de verdade. Comentam que o café Buena Ruta não dá azia ou qualquer tipo de desconforto. Ao mesmo tempo, alguns clientes comentam sobre algumas memórias olfativas, como aquele café na casa da vó ou em outros lugares remotos, onde a memória lhes reserva boas lembranças.

O nosso objetivo desde o início da criação da Buena Ruta, foi proporcionar aos amigos, clientes e admiradores de um produto diferenciado e de qualidade, uma experiência única, que os leve a uma verdadeira viagem sensorial.

NG: O público masculino também está cada vez mais interessado em cafés especiais. Você percebe alguma diferença no perfil de consumo entre homens e mulheres?
Darta: Considerando a imensa família Buena Ruta, temos um público consumidor bem equilibrado entre homens e mulheres, com uma pequena e maior inclinação ao público feminino. No momento da definição da compra, os homens são mais práticos e mais rápidos em relação às escolhas das variedades e dos tipos dos cafés. As mulheres, na grande maioria, são mais curiosas, buscam mais as informações sobre o café e conhecimento quanto ao produto.

Já quanto aos métodos de extração, os homens estão curtindo a diversificação destes e buscam explorar a variação dos sabores. Ou seja: o mesmo café apresenta características totalmente diferentes em cada método de extração. Esta descoberta e a aquisição das “diferentes ferramentas” (Espresso, Coado, Melitta, Hario V60, Moka Italiana, Prensa Francesa, Aero-Press, Chemex…), têm ganhado bastante espaço no público masculino da Buena Ruta.

NG: Os clientes da Buena Ruta são carinhosamente identificados como “Família Buena Ruta”. Quem são eles?
Darta: O público da Buena Ruta é formado primeiramente, por aqueles que estão cansados dos mesmos sabores e das mesmas experiências. São pessoas ávidas por novas vivências e que buscam quebrar a cansada rotina da mesmice, priorizando a saúde e o bem-estar. A galera do rock’n roll, motociclistas, tatuadores, alt models e os mais diversos coffee lovers, são o nosso público fiel e formam a querida Família Buena Ruta.

Na foto, saboreando uma bela xícara de Buena Ruta, a linda, @loyola.doll 

NG: Além de um sabor excepcional, os cafés especiais têm ganhado destaque por suas histórias e conexões com produtores locais. Como é a relação da Buena Ruta com os produtores?
Darta: É interessante quando paramos para refletir sobre a história do café no Brasil e a importância desta cultura para o nosso desenvolvimento, trazendo significativas modificações na história do nosso país. Ao mesmo tempo, considerando toda a relevância da cultura cafeeira nacional, por que conhecemos tão pouco sobre o fruto, as suas variedades, seus sabores, suas origens…

A importância dada ao café pelos mais antigos é tamanha, que em uma simples conversa, podemos ver o sentimento de gratidão que eles carregam pela cultura e pela bebida. Nossos avós já diziam: – “O café é muito mais que uma bebida. É alimento! Saíamos para trabalhar cedo, enchíamos as garrafas térmicas com café, subíamos nos caminhões e só voltávamos a noite.”

Poder observar de perto todo este sentimento, aprender as peculiaridades da cultura, conhecer a história por trás de cada lote de café, o amor, o sacrifício e os desafios enfrentados, só são possíveis quando estreitamos os laços e as parcerias com os produtores, responsáveis por trazerem até nós, a matéria prima que se transformará no verdadeiro café especial Buena Ruta.

“A Buena Ruta acompanha as tendências, mas estas não são necessariamente seguidas. Seguimos a tendência do que acreditamos, do que está em nossos corações e em nossas raízes.”

NG: Como você vê o mercado de cafés especiais no Brasil e como a marca Buena Ruta se posiciona para acompanhar as tendências?
Darta: O mercado de cafés especiais, tanto no Brasil quanto no mundo, está em franco crescimento e esta tendência deve permanecer. O aumento do conhecimento, o acesso às informações, a maior acessibilidade e diversidade do produto, têm conquistado muitos novos adeptos e fidelizado o público já acostumado a consumir, em sua rotina, os cafés especiais.

No Brasil, além do consumo e da valorização em plena expansão, a produção de cafés especiais também apresenta forte engajamento, sendo motivo de orgulho para todos nós, brasileiros e admiradores do insubstituível “elixir preto”.

No entanto, os desafios para o mercado são imensos. Com o aumento do consumo e do conhecimento, aumenta-se também a exigência do consumidor. Dessa forma torna-se imprescindível a diferenciação do produto frente aos demais. Manter os padrões de qualidade, oferecer um produto que surpreenda, atualizar os conhecimentos, estudar e aprender novas técnicas que garantam e tragam mais sabores ao café e fidelizar seus clientes, são apenas alguns pontos a serem considerados.

A Buena Ruta acompanha as tendências, mas estas não são necessariamente seguidas. Seguimos a tendência do que acreditamos, do que está em nossos corações e em nossas raízes. Buscamos oferecer novas descobertas e novos sabores ao nosso público. Nesta busca, priorizamos sempre: Qualidade, frescor, inovação e satisfação.

Os próximos passos da Buena Ruta, envolvem a expansão no portfólio de variedades de cafés e a atualização dos produtos à base de café.

NG: Quais são os planos futuros da Buena Ruta? Podemos esperar por novos produtos ou parcerias? 
Darta: Ano que vem, em março de 2024, a Buena Ruta completará 5 anos de muita cafeína, estrada e rock’n roll. Estamos planejando a revitalização de um dos grandes produtos de sucesso da Buena Ruta e o lançamento de um produto inédito no portfólio. Será uma aposta interessante, para um mercado ainda a ser desenvolvido, porém, seguindo aquilo que acreditamos e trazendo todo o nosso amor e comprometimento em mais um excelente produto da nossa marca.

A Buena Ruta, ao longo destes anos, fez inúmeras parcerias e acreditamos que estas são essenciais para divulgação, apoio, fortalecimento das marcas envolvidas e principalmente, fortalecimento das amizades por trás das marcas. Antes da parceria entre marcas, prezamos pela parceria entre as pessoas. Encontrar pessoas alinhadas com os seus pensamentos, com a sua cultura e seus princípios, garante 99% do sucesso da parceria.

Sem sombra de dúvidas, tivemos duas parcerias concretizadas, que durante estes anos foram as mais importantes e significativas para nós.

A primeira, foi com a Agência Nast. A admiração e o carinho que temos pela Doce (@docehisismit) e pelo Fer (@100pala) serviram de alicerces sólidos para que, no decorrer destes anos, estivéssemos juntos quase que desde o começo da nossa história. É realmente um prazer imenso, estarmos ao lado de pessoas queridas, comprometidas e altamente competentes. Conhecendo estes dois, compreende-se todo o sucesso da Nast.

Ainda dentro do contexto das parcerias e da Nast, não podemos deixar de mencionar, principalmente duas Alt Models, que também se tornaram amigas e clientes da Buena Ruta: Alyria (@alyria.sg) e Loyola (@loyola.doll), que apoiaram, divulgaram e incentivaram a Buena Ruta em vários momentos e oportunidades. Muito obrigado!

A segunda parceria, e não menos importante para nós, foi com o COVIL 2.13.3 (@covil2.13.3). Um novo conceito de bar, voltado aos amantes das motocicletas, do rock’n roll e da contracultura. Estivemos juntos em alguns eventos promovidos pelo COVIL, onde apresentamos a nossa Buena Ruta Coffee Stout Beer. Foi mais uma parceria de sucesso absoluto, na qual esperamos estar juntos, ao longo de muito tempo.

Buena Ruta Coffee Stout Beer.

Com as novas estratégias previstas para o futuro, poder contar com a continuidade destes dois parceiros será realmente um diferencial. Esperamos fortalecer ainda mais a exitosa e profissional relação, solidificada ao longo destes anos.

Além de algumas novas parcerias que ainda estão em amadurecimento, é impossível deixarmos de citar o convite especial que recebemos, para participarmos do “Against The Wind – 2024” (@againstthewind_show). Os idealizadores e realizadores deste evento magnífico, são o casal de amigos, Emílio (@antoniuk) e Samanta (@bewitched.biker). Pessoas sensacionais, apaixonadas pelo que fazem e que realmente vivem toda a proposta que tanto prezamos.

Assim como todas as nossas parcerias, estarmos com pessoas boas, amigas e verdadeiras, repletas de atitude e personalidade, é o que justifica a caminhada lado a lado.

NG: Além de cafés em grãos ou moídos, a Buena Ruta oferece outros produtos relacionados ao universo do café?
Darta: A Buena Ruta Cafés Especiais, desde o seu nascimento, chegou com a proposta de encontrar os melhores grãos de cafés especiais do Brasil, identificar o melhor perfil de torra e levar até a mesa da imensa família Buena Ruta, novas descobertas e experiências sensoriais únicas.

Dentro desta premissa, fomos os pioneiros a desenvolver as drágeas de cafés especiais (torra média) com cobertura de alfarroba. Chamamos o produto, inédito e cheio de personalidade, de “Coffee and Roll”: Aquela dose extra de cafeína, em qualquer hora e em qualquer lugar. Buscando ainda mais novidades em nosso delicioso portfólio, temos as edições de inverno da Buena Ruta Coffee Stout Beer. Uma deliciosa cerveja escura, do tipo Stout, onde a maturação desta ocorre em contato com os grãos de cafés especiais, sob torra específica. Esta cerveja é lançada pela Buena Ruta, uma vez por ano e em quantidade limitada.

Ainda temos mais planos pela frente e novos produtos sendo estudados. Como dissemos anteriormente, estamos observando as tendências, porém, nem sempre as seguimos. (rsrs)

NG: Muitas pessoas têm curiosidade sobre a cultura do café e como preparar bebidas sofisticadas em casa. Quais os acessórios básicos você recomenda uma pessoa que está iniciando nesse mundo precisa ter?
Darta: Ao investir em um pacote de cafés especiais, pretende-se com isso, extrair o melhor do produto, fazendo valer o investimento e a experiência que ele trará.

Acredito que manter a padronização das medidas e descobrir o seu ponto de equilíbrio seja a recomendação mais importante. Essa prática lhe garantirá replicar a mesma receita, várias vezes, mantendo o sabor esperado e já aprovado.

Por exemplo: Vou fazer o café na prensa francesa. Usarei moagem grossa do Buena Ruta PANRED, com 8g do café especial para 100 ml de água. Deixarei em infusão por 4 minutos, antes de baixar o êmbolo.

Instagram @buena_ruta_cafes

Por mais que exista uma relação padrão, para os diferentes métodos de extração do café, é importante definir estes números de acordo com o seu paladar.

Desta forma, será importante:

  • Começar a entender os diferentes métodos de extração e escolher um para iniciar as práticas. O filtro Melitta e o coador de pano, são excelentes opções para este momento.
  • Adquirir os cafés em grãos, para moer o café na hora, potencializando o aroma/sabor da bebida, assim como realizar a moagem de acordo com o método de extração;
  • Um moedor de café pequeno, manual ou automático;
  • Uma balança simples de uso culinário;
  • Aos que buscam ainda mais precisão, o uso de um termômetro para a medição da temperatura da água, é indicado também.

NG: Quais são as principais características de um café especial para quem deseja apreciar essa bebida com mais cuidado e atenção?
Darta: O café especial é inicialmente, um produto altamente selecionado e diferenciado. Muitos costumam dizer para nós, que o café especial é “outro produto”, desconhecido e incomparável até a primeira experiência.

Nos processos envolvidos, até que o café especial chegue a nossa xícara, temos várias etapas que buscam realçar o sabor, trazer notas (frutadas, florais, caramelizadas…) que sejam perceptíveis e enriqueçam a experiência.

Busca-se também destacar o aroma, que é outro aspecto que exige atenção. Sentir o aroma e identificar características que podem remeter a nozes, ou frutas vermelhas, ou frutas secas etc., é um interessante aprendizado.

Assim como o sabor e o aroma, entender também o equilíbrio da acidez, o corpo do café com suas diferentes texturas e o paladar, que soma todas estas características e se transforma na sensação que fica após o primeiro gole, completam a lista.

NG: Café é uma bebida que pode ser apreciada em diferentes ocasiões. Como você sugere que os homens desfrutem de um bom café especial na rotina diária?
Darta: Para podermos usufruir de toda a qualidade e benefícios trazidos ao consumirmos o café especial, precisamos fazer com que o hábito diário seja um processo agradável e prazeroso. Que possa realmente ser contemplado.

Já ouvimos muitos clientes e amigos, comentando que não tomam café especial pela manhã, pois a correria é imensa e não dá tempo de moer o café, não dá tempo de esquentar a água, não tem tempo para passar o café etc.

Para desfrutarmos dessa deliciosa bebida, precisamos fazer com que o ritual seja possível dentro da nossa rotina e não apenas ao final de semana ou em situações especiais.

Tirar uns minutos a mais para abrir os olhos, preparar o café, sentir os aromas do processo, agradecer ao universo por mais um dia e brindar a isso, deixa tudo dentro da mais perfeita harmonia Tal qual um maravilhoso solo de guitarra, ao melhor estilo do David Gilmour, em Comfortably Numb.

NG: Você pode compartilhar conosco alguma história curiosa ou interessante relacionada ao universo do café especial?
Darta: Temos uma história muito curiosa e ao mesmo tempo “divertida”, onde já pude contá-la em outras ocasiões e é sempre bom relembrá-la, pensando principalmente na lição que ela nos deixa. A minha paixão pelo café, só começou realmente, ao conhecer os cafés especiais. Até então eu tinha muitos problemas com a bebida tradicional, já que me traziam uma série de desconfortos. Desconfortos estes, que hoje já sabemos e entendemos o motivo das causas.

Um certo dia, há aproximadamente 12 anos, entramos em um mercado famoso de Curitiba onde alguns vendedores já traziam cafés especiais, com torras distintas e os vendiam ao público. Entrei em um destes espaços, próprios para os amantes do café e perguntei ao vendedor:

– Qual café o sr. indicaria, para aqueles que ainda não descobriram o café ideal?

Ele olha para mim e diz:

– Chá.

Obviamente caímos na risada e saímos da loja, com aquela sensação de que:

Ou o vendedor era muito ruim ou não existe café ideal ou o seria o chá, realmente a melhor bebida? rsrs

Com o passar dos dias, tivemos outras oportunidades para conhecer um pouco mais sobre os cafés especiais e, dessa vez, fomos melhores orientados e mergulhamos de cabeça, nesta estrada fantástica e apaixonante. O mundo dos cafés especiais é realmente uma viagem sem volta, que envolve novos sabores, experiências e sensações.

Ao olharmos para trás e relembrarmos a curiosa história, podemos concluir que o vendedor da época, não era realmente o mais preparado para a função. rsrs

NG: Além da marca Buena Ruta, você tem alguma outra paixão ou hobby que gostaria de dividir com os seus clientes e fãs?
Darta: A Buena Ruta traz em seu DNA, um pouco dos nossos hobbys e paixões. Acredito que mesmo de forma sutil, essas paixões acabam se misturando e aparecendo na linguagem e na comunicação com o público da Buena Ruta, que também em sua maioria, acaba compartilhando das mesmas paixões.

Somos apaixonados pela estrada, pelo motociclismo e pelo rock’n roll. O motociclismo me encantou já nos anos 80, quando começamos a ter acesso a melhores filmes, encontrados nas locadoras de fitas VHS.

Instagram @buena_ruta_cafes

Filmes como “Easy Rider”, “Mad Max”, “O selvagem da motocicleta” e outros, deixavam qualquer “piá” daquela época, louco para subir na bicicleta, soltar o terror e sonhar. A paixão pela música também vem desde a infância. Tive várias bandas de rock’n roll, tocando do cover ao autoral. Com a última banda que tive, levamos as nossas músicas autorais até as rádios africanas, em Moçambique. Alcançamos alguns TOP 3 por lá e infelizmente, com as atividades e compromissos dos demais integrantes, a banda acabou. Mas o mais importante é que: “Vai se a banda e ficam os amigos”.

NG: Muitos homens têm curiosidade sobre o processo de criação de uma marca e a trajetória de empreendedores. Quais foram os maiores aprendizados nessa jornada com a Buena Ruta?
Darta: O aprendizado é contínuo e infinito. Aprendemos muito até aqui, “quebramos a cabeça” também, mas aprendemos principalmente que a paciência e a resiliência são habilidades fundamentais, que precisam ser praticadas, exercitadas e dominadas. Independente de qual seja o seu negócio, produto ou serviço, se tiver amor e paixão por aquilo que você realiza e acredita, o aprendizado em toda e qualquer área será muito mais fácil.

“Muitos estudos já abordam os efeitos positivos do consumo diário de até 3 xícaras de café (170 – 375mg de cafeína/dia), na saúde sexual do homem.”

NG: O café especial é uma bebida que pode despertar diversas sensações. Como você descreveria a conexão que os homens podem ter com essa bebida tão singular?
Darta: Os cafés Especiais devido as características que já comentamos aqui, despertam muitas sensações de prazer e bem-estar. O próprio aroma do café, de forma isolada, já é capaz de reduzir os níveis de estresse do organismo.

Quando falamos de sensações de prazer, bem-estar e redução dos níveis de estresse, sabemos que estas situações têm relações diretas com a qualidade e a melhora na vida sexual. Muitos estudos já abordam os efeitos positivos do consumo diário de até 3 xícaras de café (170 – 375mg de cafeína/dia), na saúde sexual do homem.

Os efeitos incluem a sensação de orgasmos mais potentes, melhora da capacidade atlética, redução da fadiga, aumento do fluxo sanguíneo e a potencialização da testosterona, imprescindível para a regulação da libido.

Tem uma frase do Johnny Cash, que faz uma excelente referência a estas sensações e conexões, que vale a pena relembrarmos.

Em um certo dia, em meio a uma entrevista, o repórter lhe pergunta:

– “Qual a sua definição do paraíso”?

Johnny Cash, responde:

– “Esta manhã, com ela, tomando café.”

NG: Ainda dentro do perfil da Buena Ruta, e não necessariamente no ramo dos cafés, quais empresas você admira e indicaria aos nossos leitores, para que possam também conhecer suas histórias, seus produtos e negócios?
Darta: Seria impossível deixar de citar algumas empresas e pessoas, que além de admirarmos os amigos que as conduzem, ensinam para nós o verdadeiro exemplo do “sou apaixonado pelo que faço”. Empresas, pessoas e amigos movidos pela paixão, que buscam o sucesso como resultado e o alcançam como consequência. Além de exemplos para nós, certamente exemplos para todos e que vale a pena conhecê-los.

AnimaiZ (@animaizveterinaria)

Daniel Toledo Tattoo (@danieltoledotattoo)

Dusty and Rebel (@dustyandrebel)

Holy Bones Kustom Garage (@holy_bones_kustom_garage)

Knuckle Head Pomade (@knucklehead_pomade)

Let’s Rock (@letsrock_shop)

PamBarista (@pambarista)

Pokora Cafés (@pokora.cafe)

Rancho Favorito (@ranchofavorito)

Street Legal Apparel (@streetlegal_apparel)

Undergorund Coffee Bar Brasil (@undergroundcoffeebarbr)

NG: Por fim, qual mensagem ou conselho você deixaria para os homens que estão começando a se interessar pelo mundo dos cafés especiais?
Darta: O mundo dos cafés especiais, além de apaixonante é imenso. Traz com ele muitas surpresas e experiências ainda desconhecidas ao paladar de muitos. Não deixem de experimentar, provar, testar, procurar e conhecer o maior número de variedades de cafés especiais e os diferentes métodos de extração. Não se prendam a regras pré-estipuladas e a rituais que não se encaixam ao seu estilo de vida e a sua rotina.

Busquem o sabor que lhe agrade, do começo ao fim do processo. Afinal, o melhor café é aquele que você gosta.

Siga a Buena Ruta Cafés Especiais e peça o seu!

A entrevista com Dartagnan Baggio nos levou a uma viagem sensorial pelo mundo dos cafés especiais. Sua paixão e compromisso com a qualidade são evidentes em cada palavra, e sua jornada inspiradora nos lembra que, com amor, dedicação e muito rock n’roll, é possível transformar uma simples bebida em uma experiência única.

A Buena Ruta Cafés Especiais não é apenas uma marca de café; é uma comunidade de amantes do café que compartilham a mesma paixão e buscam constantemente pela excelência.

Àqueles que desejam explorar o mundo dos cafés especiais, podem seguir a página da Buena Ruta no instagram (@buena_ruta_cafes) e já pedir o seu, mais que especial, café.

Dartagnan Baggio e a Buena Ruta Cafés Especiais nos lembram que o café não é apenas uma bebida, mas sim uma jornada de descoberta, uma experiência sensorial e, acima de tudo, uma paixão que une pessoas em torno de uma xícara fumegante de “elixir preto”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Veja Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Rede Privada Das Nast Girls

Acesso Gratuito!

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a ficar sabendo das novidades!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o site Nast Girls a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Políticas de Privacidade.